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Diafragma

 


O diafragma é um dispositivo que controla a quantidade de luz que passa pela lente da câmera. Ele é composto, basicamente, por um sistema de regulagem geométrico do tamanho da abertura da passagem da luz. Essa regulagem ocorre a partir de uma escala de valor do diafragma, padronizado, universalmente, como números f ou “f-stop”.

(
Livro Fotografia- Flávio Shimoda)



“Nossa que complicação!” você deve estar pensando.




Mas não é tão complicado!




Para ficar fácil vamos combinar assim: sempre que explicar uma função deixarei uma frase principal para que você guarde com maior facilidade  tudo o que aprender aqui.




Aí vai a primeira:


  • O DIAFRAGMA É UM DISPOSITIVO QUE CONTROLA A QUANTIDADE  DE LUZ QUE PASSA NA LENTE DA CÂMERA.







Precisamos entender  que, quanto menor for o número f, maior a quantidade de luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor quantidade de luz vai passar pelo diafragma. Ou seja, quando você está em uma situação em que a luminosidade é baixa a tendência é usar uma abertura maior (
número f pequeno), para que o máximo de luz possa entrar, e vice-e-versa.
  • MENOR  f = MAIS LUZ                     MAIOR  f = MENOS LUZ



Link: http://relatosdeumaprendiz.blogspot.com/2010/04/novos-conceitos-tempo-de-exposicao-e.html



Além de controlar a passagem de luz pela lente, o diafragma é responsável pelo controle da profundidade de campos nítidos em uma imagem. Quanto menor a abertura para a entrada de luz, maior é a nitidez da imagem. Isso significa que a variação do número f altera também a nitidez dos elementos que compõem a cena fotografada. Ou seja, é através o diafragma que determinamos o que desejamos que fique bem nítido (com foco) na fotografia.




  • MAIOR ABERTURA (f mais baixo) = MENOR PROFUNDIDADE DE CAMPO          MENOR ABERTURA (f mais alto) = MAIOR PROFUNDIDADE DE CAMPO

Veja um exemplo:





Link:  http://blogdafotografia.com/2010/11/22/guia-do-fotografo-aprendiz-profundidade-de-campo/







Você pode notar que quanto maior fica o número f (diafragma mais fechado) maior a nitidez da imagem. E quanto menor o f menos nitidez; ou seja, o foco está apenas no primeiro plano.



Bem, então é isso!


Espero que tenha te ajudado a compreender melhor o funcionamento do diafragma.


Lembre-se: o aprendizado é maior quando colocamos em prática o que estudamos. Após ler essa matéria pegue sua câmera e saia por aí trabalhando os elementos tratados aqui.

Até a próxima!




Boas fotos!
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O que é um Obturador?

Você sabe o que é um obturador?
         Não, não tem nada a ver com dentista ou coisa assim. 


O obturador é um dispositivo mecânico da máquina fotográfica que controla o tempo de exposição de uma fotografia. Ele funciona como uma cortina que protege o filme abrindo e fechando a cada disparo. Quando apertamos o botão de disparo, o obturador se abre permitindo que a luz entre  e alcance o filme (no caso de uma câmera analógica) ou sensor (câmera digital). Com a entrada da luz a imagem desejada é captada.
Esse dispositivo determinará o tempo em que a luz vai passar por ele mesmo: quando mais tempo aberto, mais luz alcançará o filme ou o sensor, quanto menos tempo aberto, menos luz.
O controle do tempo é um dos pontos mais importantes no processo de captura de uma imagem e é aquilo que chamamos de tempo de exposição ou velocidade do obturador.




 Este tempo de abertura do obturador normalmente é dado em frações de segundo ou segundos, valores mais comuns para este tempo vão de 1/8000s a 1s.

Mas esse tempo só pode ser definido se a câmera estiver no modo manual, pois no modo automático a própria máquina definirá esse tempo.
A definição do tempo de exposição é muito importante na hora de capturar uma imagem, ela interfira diretamente no resultado final. É claro que existem outros fatores que definem a qualidade de uma imagem como: diafragma, isso, balanço de branco etc.
 Podemos fotografar um mesmo local, no mesmo momento, por duas vezes e obter imagens diferentes somente com a mudança do tempo de exposição, ou seja, a velocidade do obturador. Podem-se obter imagens mais claras ou escuras e, além disso, determinar se a um movimento na foto ficará paralisado (congelado) ou deixará um rastro.

Vamos agora analisar algumas fotografias: 

Essa fotografia é um exemplo de rastro de luz. O obturador está bem lento por isso não capta detalhes  nem paralisa movimentos. Por isso dá o chamado efeito borrão.


Já nessa outra, o tempo do obturador está bem rápido, a consequência é a paralisação das asas no beija flor.
                

Agora você já sabe o que é um obturador.
Mas não fique só com o que aprendeu aqui. Busque ler sobre o assunto e se tiver oportunidade pegue uma câmera, que tenha o modo manual, e comece a controlar o obturador. Assim, treinando, você aprenderá muito mais.



Sara Amaral

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Trash the dress

O Trash the dress é uma proposta de ensaio fotográfico exótico de casamento.O próprio nome sugere o diferencial entre esse e os ensaios comuns. Traduzindo: trash = destruir, destroçar e dress = vestido (dicionário Michaelis), então entendemos como destruir o vestido.
A ideia é levar a noiva, vestida a caráter a um ambiente diferente, onde ela pareça estar fora de lugar. O contraste entre a elegância dos noivos (ou somente a noiva em algumas ocasiões) e o rústico de alguns lugares é que torna o ensaio deslumbrante.
Dizem que o Trash the dress apareceu pela primeira vez em 1998 em Hollyood quando a atriz Meg Cummings do show Sunset Praia correu para o mar com um vestido de noiva quando interpretava uma noiva abandonada no altar. Desde então começaram a aparecer casos por todo o mundo.
Durante uma sessão fotográfica os noivos fazem o que for preciso para se obter uma boa imagem. Eles andam pelo mato, deitam na areia da praia, entram no mar, rolam na lama e até queimam os vestidos. O limite é a imaginação do fotógrafo e disponibilidade dos noivos.
Fazer um ensaio desses não é uma tarefa tão simples. O primeiro quesito para pazer uma sessão de trash é ser proprietária do vestido usado, porque dependendo dos lugares escolhidos para fotografar ele poderá voltar de pouco sujo a totalmente destruído. Um bouquet também deve ser emcomendado especialmente para esse dia.
E então, gostou da ideia?
Bem, para você que gostou e, assim como eu, se interessa em saber mais sobre essa técnica inusitada de fotografar, eu tenho umas dicas de fotógrafos que já estão incluindo o Trash em suas sessões.
Visite o site de Eduardo Vanassi, fotógrafo brasileiro, já aderiu à proposta. Em seu site podemos ver alguns de seus trabalhos mais recentes. Um casal foi fotografado em um estágio de futebol. Não é o máximo?
Então é isso pessoal. Não deixe de pesquisar sobre o mundo da fotografia e suas novidades. Afinal, faz a diferença quem busca conhecimento.

Até a próxima,

                                                                         Sara Amaral























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 A fotografia é uma arte



Estive pensando em como a fotografia é vista pela nossa geração. Será que hoje atribuímos à essa arte o mesmo valor que as gerações passadas? E realmente sabemos o que é fotografar?
Bem, para mim fotografia é algo único e cada imagem deve ser capturada com a sensibilidade de um amante da arte. Não é legal pegar uma câmera e sair por aí clicando o “nada” ou clicando tudo o que se vê. Isso não é fotografar! Para se capturar uma imagem é preciso pensar nela e saber qual é o significado para quem a está capturando.
 Conhecemos inúmeras pessoas que se intitulam fotógrafas, mas, quando nos deparamos com seus trabalhos observamos imagens capturadas aleatoriamente e sem sentido.  Isso não é fotografar!
E o que dizer sobre os sites de relacionamento.  A maioria das pessoas hoje pensa em fotografia para exibir em seus perfis, e assim vemos que o valor real de eternizar um momento é deixado de lado, dando lugar a imagens que não demonstram nenhuma emoção.  Fotografar não é isso.
Não estou dizendo que não podem ser  feitas fotografias espontâneas como uma demonstração do cotidiano; afinal,  todos os momentos que são importantes para nós devem, sim, ser gravados de alguma forma, e nada melhor do que uma fotografia para isso. O que estou dizendo é que não pode ser assim o tempo todo. Alguns momentos precisam ser guardados de uma forma especial e é preciso buscar conhecimento para obter melhores resultados.
O verdadeiro amante da fotografia não enxerga o mundo da mesma maneira que os outros. Ele vê as cores mais vibrantes, as flores mais coloridas e tudo com mais destaque. O mundo chama a atenção dos seus olhos e parece que os detalhes da vida atraem as lentes da sua câmera. E é assim que surgem as mais lindas fotos, e cada foto com uma assinatura pois os olhares são diferentes.
Para profissionais e amadores, é importante fotografar e gravar o nosso tempo para que nos vejam na posteridade mas não vamos nos esquecer que a fotografia é uma arte e por isso deve ser feita com emoção e paixão.

   "As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua".(Robert Doisneau)                                                                                 
                                                                                                                            
                                                                                                                                   Sara Amaral