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Seja um profissional de Relações Públicas
O Relações Públicas é o responsável por trabalhar a imagem das empresas tanto no ambiente interno como externo. A imagem de uma empresa deve ser bem trabalhada e para que isso ocorra o profissional de Relações Públicas deve fazer com que haja coerência entre Missão-Visão-Valores e a Imagem que a empresa realmente passa para seus públicos.
Esse profissional também é o responsável por mediar as relações entre a empresa e seu público de interesse, sendo eles, os funcionários, os acionistas, os fornecedores, as comunidades nas quais atua, os clientes, os governos, os meios de comunicação, os sindicatos, instituições financeiras, órgãos de proteção ao consumidor, lideranças empresariais, entidades de classe e profissionais, entre outros.
Eis aí o Relações Públicas. Ele não é responsável por diversas áreas da empresa, mas assessora todas elas na preservação e administração do que a empresa tem de mais valioso: o seu conceito, o seu nome.
Esse é o grande desafio das organizações: administrar a comunicação com visão global, com objetivos estabelecidos com relação ao conceito organizacional estrategicamente. Sendo assim, as técnicas de relações públicas, mesmo que recebendo outros nomes, farão a diferença entre o fracasso e o sucesso das organizações no futuro próximo.
Bruna Evelyn
Radio Peão
Conhecida também como a famosa “conversa de chão de fábrica”, a Rádio Peão tem sido motivo de muitos ruídos na comunicação interna de algumas empresas.
A Rádio Peão se forma através de conversas que se espalham pelos corredores das empresas e que ninguém sabe de onde veio. O que podemos afirmar é que esses “burburinhos e fofocas” causam insegurança no ambiente de trabalho, principalmente se cair nos ouvidos de um funcionário insatisfeito, pois, dependendo do “tamanho” da fofoca, pode causar um tumulto ainda maior.
É preciso que os funcionários em geral não dêem atenção total à Rádio Peão. Deve-se checar se as informações passadas através dela são verdadeiras ou não, pois, na maioria das vezes, a Rádio Peão mais confunde do que informa.
Olhando por outro ângulo a Rádio Peão também tem seu lado positivo – pelo menos para as empresas -, pois, através dela os gestores saberão quem são os formadores de opinião, quais são os assuntos mais abordados pelos funcionários e usar essa ferramenta como sua aliada, ajudando-os, até, em alguma tomada de decisão que influa em alguma mudança na empresa.
Se comunicação interna das empresas é inadequada e falha a Rádio Peão trará prejuízos como estresse, insegurança e a insatisfação dos funcionários. Para diminuir os males trazidos pela “rádio peão” a organização deve manter os funcionários sempre bem informados de todas as informações relevantes, suas decisões, objetivos e metas, para que assim não existam boatos dentro da corporação, e trocando a “dúvida” pela “certeza” da informação bem passada.
A Rádio Peão se forma através de conversas que se espalham pelos corredores das empresas e que ninguém sabe de onde veio. O que podemos afirmar é que esses “burburinhos e fofocas” causam insegurança no ambiente de trabalho, principalmente se cair nos ouvidos de um funcionário insatisfeito, pois, dependendo do “tamanho” da fofoca, pode causar um tumulto ainda maior.
É preciso que os funcionários em geral não dêem atenção total à Rádio Peão. Deve-se checar se as informações passadas através dela são verdadeiras ou não, pois, na maioria das vezes, a Rádio Peão mais confunde do que informa.
Olhando por outro ângulo a Rádio Peão também tem seu lado positivo – pelo menos para as empresas -, pois, através dela os gestores saberão quem são os formadores de opinião, quais são os assuntos mais abordados pelos funcionários e usar essa ferramenta como sua aliada, ajudando-os, até, em alguma tomada de decisão que influa em alguma mudança na empresa.
Se comunicação interna das empresas é inadequada e falha a Rádio Peão trará prejuízos como estresse, insegurança e a insatisfação dos funcionários. Para diminuir os males trazidos pela “rádio peão” a organização deve manter os funcionários sempre bem informados de todas as informações relevantes, suas decisões, objetivos e metas, para que assim não existam boatos dentro da corporação, e trocando a “dúvida” pela “certeza” da informação bem passada.
Até a próxima!
Bruna Evelyn
Fidelizando clientes através da comunicação
Muitas empresas estão perdendo clientes – e bons clientes – por falta de uma boa comunicação entre empresa – clientes.
Alguns produtos são tão bons que se vendem por si só, mas, em alguns casos é de extrema importância que se tenha uma boa comunicação, bom relacionamento e bons argumentos para se vender um produto, caso contrário, a empresa perderá não só uma venda, mas, sim, clientes. Às vezes isso acontece pelo simples fato de alguns profissionais não serem capacitados o bastante para conhecerem os seus próprios produtos.
As empresas devem focar e investir mais em treinamentos para seus colaboradores e capacitá - los a ponto de conhecerem realmente o produto que está à venda. Se os próprios funcionários de uma empresa não sabem como funciona seu produto, não terá como garantir a satisfação do cliente final.
Outro ponto importante a ser destacado é a comunicação que deve haver entre a empresa com seus empregados. Os funcionários devem estar cientes de todas as informações importantes direto da fonte, ou seja, de seus superiores, evitando, assim, que impere a famosa “rádio peão”, que acontece de modo informal e as informações passadas nem sempre são seguras e verídicas (mas esse é um assunto para o nosso próximo encontro!)
É preciso que as empresas saibam fidelizar seus clientes através de uma comunicação eficaz, evitando ruídos e fazendo clientes para toda vida!!!
É preciso que as empresas saibam fidelizar seus clientes através de uma comunicação eficaz, evitando ruídos e fazendo clientes para toda vida!!!
Até a próxima!
Bruna Evelyn
Bruna Evelyn