quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reality Show

 







Há alguns anos a TV brasileira se rendeu a um formato de programa que chamou a atenção e prendeu os telespectadores tanto quanto ou mais que as novelas. São os reality shows, onde os participantes não vivem de um personagem, mas tentam ser o que são em sua vida real e o fazem para conquistar o carisma do público.
Atualmente os reality shows mais conhecidos são A Fazenda e o Big Brother Brasil. Ao analisar as principais características desses dois programas, encontramos algumas divergências entre eles.
Na Fazenda os participantes são os artistas famosos. Na casa ele têm tarefas a serem cumpridas, como cuidar dos animais, ou do contrário todos levam punição. Os participantes são separados em grupos nas provas para escolha do fazendeiro e para a escolha de quem vai pra “roça”. O voto para escolher o outro participante que irá pra roça é feita cara-a cara, nada de individualismo.
Já no Big Brother Brasil os participantes não são conhecidos, são considerados pessoas simples e normais. Na casa eles não tem tarefas a serem cumpridas a não ser cuidar da casa. A prova para a escolha do novo líder da casa não é feita em equipes, é cada um por sí. A votação pra escolha de quem irá para o “paredão” é feita de forma individual, a não ser o líder que o indica na frente de todos.
Ser formos analisar mais a fundo as façanhas desses reality shows chegaremos a conclusão de que ao assistir A Fazenda, na verdade o público procura conhecer o artista em sua vida real, sem máscaras e sem personagens que tentam formar sua personalidade. Diferente do Big Brother Brasil, que os telespectadores tentam encontram um que seja mais a cara do Brasil e fazem dele, em alguns casos, um verdadeiro artista ao término do programa.
Quem sabe se ele se tornar um artista famoso talvez possa participar nas próximas edicões de A Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário