terça-feira, 22 de novembro de 2011

Perfil do Profissional de Marketing no Brasil

Pesquisa do Mundo do Marketing com a Michael Page mostra um raio X completo da profissão
Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing | 21/11/2011

Mulher, analista de Marketing, trabalha há mais de um ano na mesma empresa de pequeno porte, é formada em Marketing, tem entre 25 e 45 anos, pós-graduação ou MBA, trabalha com uma verba de até R$ 500 mil, pretende ficar na mesma companhia no próximo ano e fazer uma nova pós-graduação. Acredita que será promovida, tem como desafio conseguir mostrar o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e está satisfeita com seus fornecedores.  Este é o principal perfil do Profissional de Marketing no Brasil.

O mapa da profissão traçado pelo Mundo do Marketing em pesquisa realizada em conjunto com a Michael Page mostra a predominância da mulher na área. Elas são a maioria, ocupando 57,5% dos postos de trabalho. O levantamento realizado pela internet em setembro de 2011 ouviu mil pessoas em todo o Brasil. Entre os cargos, 28% são analistas, 19% gerentes, 17% assistentes, 14% coordenadores, 7% estagiários, outros 7% diretores, 5% supervisores e menos de 1% presidentes. A conta fecha com 2% exercendo outros cargos.

Contrariando a percepção de que o profissional de Marketing permanece por pouco tempo na mesma empresa, apenas 17% têm menos de um ano de casa. A maior parte (44%) tem entre um e cinco anos. Os veteranos, com mais de 10 anos na mesma companhia, somam 17%, enquanto 22% têm entre cinco e 10 anos de casa. Destes, 37% pretende ficar na mesma empresa no próximo ano acreditando que será promovido.

Evoluir na carreira é essencial
Já os que pretendem trocar de endereço comercial somam 35%. Há ainda uma parcela (16%) que pensa em permanecer na mesma companhia com o mesmo cargo e salário. Abrir o seu próprio negócio (8%), trocar de carreira (2%) e até mesmo parar de trabalhar para se dedicar aos estudos (2%) também faz parte dos planos destes profissionais. Investir nos estudos é um desejo comum. “Esta ansiedade vivida pelos profissionais é reflexo das boas notícias sobre a conjuntura econômica, que gera a impressão de um excesso de oportunidades no mercado, nem sempre real”, afirma Sergio Sabino, Diretor de Marketing da América Latina do grupo Michael Page.

Apesar de 33% dos profissionais de Marketing no Brasil terem pós-graduação e outros 20% MBA em Marketing, 67% pretende fazer um novo curso de longa duração, incluindo outro MBA ou Pós no país e no exterior (27%), nas áreas de pesquisa, gestão, responsabilidade social, Marketing digital e comportamento do consumidor. Cursos de curta duração (53%) e participação em eventos no Brasil (53%) e no exterior (27%) também fazem parte do plano de carreira do profissional de Marketing.

Tudo isso para poder enfrentar os desafios que eles acreditam serem os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização, votado como o mais relevante para a maioria. Boa parte dos profissionais também reclamou dos salários. Para eles, há uma baixa remuneração no Marketing quando comparada a cargos equivalentes em outras áreas. O budget incompatível com as expectativas da companhia também é apontado como um desafio, seguido da falta de valorização da profissão em determinados setores e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.

No quesito satisfação com seus fornecedores de Marketing, a situação é relativamente positiva. Em uma escala de um a 10, as agências de propaganda e de promoção obtiveram as melhores médias, com 6,5. Os terceirizados de Marketing Digital ficaram com nota 6, enquanto os de relacionamento e de pesquisa por pouco não ficaram em recuperação, com médias 5,6 e 5,4, respectivamente.


Postado originalmente por Mundo Marketing

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pesquisa revela que 50% da população tem acesso a intenet.

As redes sociais estão entre os sites mais visitados, seguidos por páginas de busca, e-mails e notícias. 
O numero de brasileiros conectados à internet aumentou de 27% para 48%, de 2007 a 2011, de acordo com uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos. A pesquisa foi realizada com mil entrevistados, de 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país.
47% dos entrevistados afirmaram que se conectam diariamente à internet, 33% acessam mais de uma vez por semana e 12%, uma vez por semana. Cerca de 62% dos internautas informaram que usam a internet em casa, 15% em lan houses, 15% no trabalho e 6% em casas de parentes e/ou amigos.
55% dos internautas passam de 30 minutos a duas horas ligados na web; 23% permanecem conectados entre duas e quatro horas; e 14% ficam menos de meia hora.
Esse aumento está associado ao crescimento na venda de computadores e ao aumento do poder aquisitivo da população.
Os principais motivos para o uso da internet, estão o contato com os amigos (50%) e o trabalho (27%). Os tipos de sites mais acessados são redes sociais (61%), de pesquisas (48%), e-mails (34%), de notícias (34%), de diversão (17%) e de serviços (17%).
Carol Bacarias

Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)


Mauricio de Sousa, e sua Turma da Mônica serão homenageados na sétima edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que chega a Belo Horizonte no dia 09 e vai até 13 de novembro, na Serraria Souza Pinto. A Coreia do Sul, também receberá homenagens, país cuja produção de, manhwás.
Serão oferecidas mesas redondas, bate-papos, exposições e 44 oficinas, tanto para quadrinistas iniciantes quanto para os mais experientes. Além disso, o FIQ trará a Belo Horizonte 69 artistas convidados, sendo mais de dez países como Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Argentina e Espanha. Nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá, Jill Thompson, Mauricio de Sousa, Horacio Altuna e Lélis estarão reunidos, interagindo com o público.  
A abertura oficial do FIQ acontece no dia 09 de novembro, às 16 horas, com a presença de Mauricio de Sousa.
As quadrinistas sul coreanas Chon Kye-young e Park Sang-sun 
participarão do Painel Coreia do Sul, na Serraria Souza Pinto, onde falarão sobre os tradicionais quadrinhos de seu país. A homenagem à Coreia do Sul irá extrapolar o mundo dos quadrinhos. Nos restaurantes populares de Belo Horizontes serão servidos, de 10 a 13 de novembro, pratos inspirados na culinária do país, preparados por chefes especializados na cozinha asiática.
A programação completa está disponível no site oficial do Festival Internacional de Quadrinhos http://fiqbh.com.br/.



O Pará e a sua divisão!


Plebiscito sobre a criação de Tapajós e Carajás, marcado para dezembro, já divide o Estado e provoca debates. Campanha está nas ruas e chega a tevê na próxima semana.
      No próximo dia 11 de dezembro, os eleitores paraenses irão às urnas para decidir se concordam em dividir o Estado em três. Caso a maioria do eleitorado vote pela divisão, o Pará, hoje com área de 1.247.689 quilômetros quadrados, ficará com 17% desse território, Carajás, ao sul do Estado, com 35%, e Tapajós, localizado a oeste, com 58%.
        Uma pesquisa realizada em outubro do ano passado mostrou que mais de 90% da população do oeste do Pará apoiam a criação do Tapajós. A mesma pesquisa, coordenada pela UFPA, também comprovou que mais de 60% dos eleitores do sul e sudeste do Estado apoiam Carajás. Segundo o último censo divulgado pelo IBGE, o Pará tem 7,5 milhões de habitantes, sendo que 2,5 milhões residem na região metropolitana.
       O que não faltam são argumentos dos dois lados. Os apoiadores defendem que
que o estado do Pará é muito grande, o que dificulta a administração econômica do local. Já os opositores alegam que haverá piora nos indicadores sociais.
          Agora  só nos resta espera a decisão da população.
                                                                                                                  
          Por Carol Bacarias

domingo, 6 de novembro de 2011

Ensaio Fotográfico - Karine Arcanjo

Galera, vejam só esse mega ensaio fotográfico
Uma linda mulher aos olhos de uma excelente profissional!